segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Proposta de revisão curricular do ensino básico e secundário

A proposta de revisão curricular hoje apresentada pelo governo estará em discussão pública até 31 de Janeiro. Deverá ser aplicada a partir do próximo ano letivo.

No caso do Secundário, as principais novidades parecem ser o desaparecimento da Formação Cívica do 10º ano e o desaparecimento de uma das disciplinas de opção no 12º ano.

Esta última medida parece-me um enorme erro, pois constitui um empobrecimento  curricular significativo. 

Acresce que o desaparecimento dessa disciplina de opção não é acompanhado pelo reforço da carga horária de nenhuma das outras disciplinas (nomeadamente na disciplina de Português, onde esse reforço se justificaria tendo em conta as dificuldades reveladas por muitos alunos).

No documento da proposta há um endereço (revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt) para onde se podem enviar sugestões acerca da revisão curricular.  Por motivos óbvios, seria boa ideia as pessoas interessadas enviarem sugestões. E objeções.

Proposta de revisao curricular do ensino básico e secundário

2 comentários:

alima disse...

Vamos lá ver, no que isto vai dar.

DF disse...

As novidades, paradoxalmente, são velhas: "contra os canhões" cortar, cortar. No que diz respeito ao ensino secundário, é verdadeiramente assustador: os alunos, no 12º ano, terão 15 horas de aulas por semana!