quinta-feira, 7 de maio de 2009

O ponto de vista de um agnóstico

agnosticismo

«Sobre os deuses, não tenho possibilidades de saber se existem ou não, nem qual é a sua forma. Muitas são as razões que me impedem tal conhecimento: a obscuridade da questão e a brevidade da vida.»

Protágoras (século V a.C)

Uma pessoa agnóstica considera - tal como a análise do significado etimológico da palavra nos diz - que não possui conhecimento para provar que Deus existe ou que não existe. Daí que opte por suspender o juízo, isto é abstém-se de tomar qualquer tipo de posição sobre o problema da existência de Deus ou dos deuses.

Assim, em vez de argumentar a favor, como fazem os crentes ou contra, como fazem os ateus, limita-se a apresentar razões para defender que acerca dessa questão nada podemos saber.

Portanto, não podemos demonstrar racionalmente a existência ou a não existência desse ser transcendente, pois o seu conhecimento escapa ao poder da razão humana.

Algumas pessoas religiosas admitem, tal como os agnósticos, que não é possível demonstrar racionalmente a existência de Deus. Mas, contrariamente aos agnósticos, consideram que podemos afirmar a existência de Deus - graças à fé. Um agnóstico não tem fé.

Nota: A citação foi retirada de Helade, antologia da cultura grega (organizada e traduzida do original por Maria Helena da Rocha Pereira), 5ª edição, Coimbra, 1990, pág. 257).

Sem comentários: